Mulheres que Cuidam

O INSTITUTO MULHERES QUE CUIDAM

Fundado em 2022, com sede em Itacaré, o Instituto Mulheres que Cuidam é uma organização não governamental sem fins lucrativos.

Em 13 de março de 2022, Eliane, Andreia, Juliana, Liane, Luamar e Maria Rita reuniram-se para tratar do projeto de lei sobre a Dignidade Menstrual. Logo após a reunião surgiu um questionamento: Por que as mulheres da gestão não tinham seus trabalhos reconhecidos? Eliane na época Secretaria de Educação, sugeriu que criássemos uma ação onde estivéssemos juntas, para que a comunidade pudesse ver que muitas inciativas tinham origem de mulheres e após muitas discussões e gargalhadas estabelecemos o nome do grupo como: MULHERES QUE CUIDAM. A partir daí convidamos outras e começamos a criar ações de forma voluntariada para que pudéssemos contribuir com outras mulheres do Município de Itacaré.

  • Nossa primeira ação aconteceu no dia 11/04/2022, na localidade da Marambaia, visando o cuidado com a saúde da Mulher, foram realizados atendimentos voltados à saúde feminina tais como: consulta médica, testes rápidos, agendamento de exames e palestras, tudo isso acompanhado de muita diversão para as crianças, com lanches e uma descontraída aula de zumba para todas(os).
  • Ainda em abril participamos no dia 23 do Festival de Forró de Itacaré, onde na ocasião juntamos 100 mulheres, panfletamos, conscientizando e protestando contra o assedio à mulher, lembrando sempre que NÃO É NÃO! Também aproveitamos a oportunidade para distribuir preservativos feminino e masculino, alertando da importância do cuidado contra doenças sexualmente transmissíveis.
  • No 1º de maio aconteceu o torneio do dia do trabalhador e em parceria com a Secretaria de Esportes Mulheres, o ainda grupo das mulheres que cuidam esteve presente, lembrando que Futebol também é coisa de Mulher e que é preciso mais incentivo e apoio às atletas de nosso município.
  • Em 25 e 26 de maio, nós as Mulheres que cuidam realizamos em parceria com o Município e o Governo do Estado uma ação contra a violência seja ela de qualquer forma contra à Mulher.
  • No dia 28 de maio do mesmo ano, nossa missão foi viabilizar o Sarau Dignidade Menstrual. Momento lindo com: bate papo bem descontraído, onde abordamos assuntos como: cuidado com a saúde física e mental das mulheres, informamos o que são violências e os dados alarmantes referentes a toda violência contra a mulher em nosso país e em nosso município, tivemos muita música com a Cantora Bell, lançamento do livro da psicóloga Debora Martins “MANUAL DO AMOR PROPRIO”, aula de zumba e samba de roda com a mulheres, homens e crianças da Tribo do Porto de Trás.
  • No período eleitoral, demos uma pausa em nossas ações para que enquanto cidadãs pudéssemos nos posicionar individualmente. Nunca esquecendo de lembrar que mulheres precisão fazer parte da política, para que mudanças voltadas ao direito de todas nós aconteçam.
  • Em 19 de agosto levamos alegria para os idosos do Distrito de Taboquinhas, através do Bloco Mulheres que Cuidam e Melhor Idade.
  • Carnaval de Itacaré em 2023 mais uma ação em parceria com o município e Governo do Estado, fomos na avenida, atrás do trio elétrico, para combatermos e orientarmos sobre o assédio feminino no período da festividade. Fomos muito bem recebidas pela comunidade e turistas.
  • Viajamos a um dos nossos distritos por uns 40 minutos e chagamos ao: Água Fria Fest, mais um rico momento em combate ao assédio feminino, visando orientar a população local.
  • No São João dos Bairros estivemos com a Campanha de Doação de Absorventes, os quais serão distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A partir destas ações começamos a ter convites para palestras, também realizar ações de parcerias. Assim foi quando entendemos que precisávamos nos regimentar, ter CNPJ para poder alcançar mais pessoas. Este processo não foi fácil, nem rápido, mas em fim, com perseverança tem dado tudo certo.

Hoje somos o INSTITUTO MULHERES QUE CUIDAM.

Nossa sede fica localizada no Bairro Novo, tem através de voluntariados serviços de assistência jurídica, assistência psicológica, cursos e palestras.

Nossa Meta inicial é atender 200 Mulheres através da distribuição de:

• Kits básicos de saúde feminina (Sabonete, Creme e Absorventes).
• Cestas Básicas.

Não podemos nos calar, temos que nos tornar resistência nessa luta!